O Ballet

O BALLET

O Studio de Dança Pio X trabalha com o método de ensino da instituição Russa Vaganova, o mesmo usado pela Escola do Teatro Bolshoi adaptado pelo Pio X, para a nossa realidade de vida, visando um melhor desempenho pelos nossos alunos.

É trabalhado o desenvolvimento da força da parte inferior das costas, plasticidade dos braços e o desenvolvimento da flexibilidade e força necessárias ao estudo do ballet. O resultado são bailarinos que impressionam o público ao mesmo tempo com sua graça e sua bravura.

O método russo foi escolhido, pois o Studio de Dança Pio X é uma escola de formação, onde a carreira é incentivada. Apesar de ser um método rígido, o Pio X acredita na construção de uma carreira através dos anos de estudo e do trabalho individual. A Escola visa motivar crianças, jovens e adultos a conhecer e desfrutar de todos os benefícios que o Ballet Clássico proporciona. Além disso, nossa professora e coreógrafa, Jamile Mirabelli, é formada pelo método russo Vaganova.

Dançar vai muito além de diversão para as crianças, é também favorável ao bem-estar físico e emocional de cada aluno. O Ballet é capaz de melhorar a coordenação motora e ajudar a criança a ser mais disciplinada, comprometida e esforçada. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.

Outros benefícios são:

- melhora a concentração;
- desenvolvimento das noções de espaço;
- aumenta a flexibilidade;
- melhora o equilíbrio e reflexos
- aumenta a resistência e consciência corporal;
- corrige e melhora a postura;
- estimula o interesse pela arte;
- sociabilidade;
- trabalha a expressão e memória;
- aumenta a autoestima.

Todos esses benefícios se extendem a jovens e adultos, proporcionando desenvolvimento e realização. No Studio de Dança Pio X existem turmas para todas as idades e níveis.

Avaliações

Ao final de cada ano letivo, os alunos serão submetidos a um exame, onde serão avaliados aspectos como frequência nas aulas, disciplina, evolução técnica e física, expressão e musicalidade. O exame determinará se o aluno está apto a mudar de nível, ingressar em aulas complementares, podendo também receber a indicação de aulas particulares ou aulas avulsas em outra turma para aperfeiçoamento.

Critérios de avaliação

- 40% da avaliação é referente à frequência nas aulas, participação, uniforme, coque para as meninas, e disciplina.

- 60% da avaliação é referente à consciência corporal, interpretação e execução dos movimentos de acordo com a proposta de cada nível.

Para que o aluno seja aprovado é necessário que atinja 70% da nota do exame.


O MÉTODO

O Método Vaganova é um método de ensino de ballet clássico que foi desenvolvido por Agrippina Vaganova. Como professora, Vaganova planejou seu próprio método de formação de ballet clássico, fundindo elementos dos métodos francês, italiano e outros, bem como as influências de outros bailarinos russos e professores.

Nos trinta anos que passou ensinando ballet, Vaganova desenvolveu uma técnica precisa e um exigente sistema de ensino. Princípios do método Vaganova incluem o desenvolvimento de menor força e mais plasticidade dos movimentos dos braços, dando foco na força necessária, flexibilidade e resistência para o Ballet.

Vaganova enfatizou a dançar com o corpo inteiro, promovendo a movimentação harmoniosa entre braços, pernas e tronco.

Além de analisar o posicionamento dos pés dos bailarinos, Vaganova dava atenção detalhada para a colocação dos braços durante o movimento. Ela acreditava que os braços de um bailarino não deveriam simplesmente decorar um movimento, mas sim ajudar o bailarino nos saltos altos e giros. Este método é visível na técnica de Mikhail Baryshnikov, bailarino do século 20 que é conhecido por seus saltos aparentemente impossíveis no ar, Baryshnikov usava seus braços para criar sustentação em seu corpo, sem flexionar as pernas para empurrar o chão.

Alem de Baryshnikov, outros grandes nomes do Ballet Clássico também se formaram pelo método Vaganova como Rudolf Nureyev, Irina Kolpakova, Natalia Makarova, Yuri Soloviev e Svetlana Zakharova.

 

Receba novidades